CCM – Método Clínico Comparado da América Latina
Os Working Parties são grupos de trabalho criados com o objetivo de promover discussões sobre os diversos modos de se pensar e de se trabalhar em psicanálise, como um laboratório ampliado de uma sala de análise. Inspirados no exemplo de WP criado pela Federação Europeia de Psicanálise (EPF), os Working Parties vêm sendo realizados há mais de 15 anos e oferecem uma experiência diferenciada de escuta e de investigação do método psicanalítico, a partir da observação e discussão do grupo.
José Carlos Calich (SPPA) e Elizabeth Lima da Rocha Barros (SBPSP), no vídeo, são os coordenadores do WP “CCM – Método Clínico Comparado da América Latina”.
O grupo de trabalho sobre Métodos Clínicos comparados na América Latina tem como objetivo investigar a situação analítica a partir das construções teóricas individuais do analista na criação de suas intervenções e interpretações, buscando, através do “método dos dois passos”, permitir a comunicação e a comparação destas modelizações entre analistas de diferentes filiações teóricas e origens geográficas. Nossas perguntas centrais são: 1) O que realmente fazemos com nossos pacientes? 2) Como o fazemos? 3) Por que pensamos que o que fazemos funciona?
Nossa atividade divide-se em duas etapas:
1) o Grupo de Trabalho (GT), composto pelos membros permanentes do grupo, com um programa regional de estudo e avaliação dos resultados dos ateliers, de melhoria do método e seus instrumentos, de treinamento de moderadores, reuniões sistemáticas dos coordenadores e desenvolvimento da investigação sobre como trabalhamos com nossos pacientes – “o que fazemos, como o fazemos e porque pensamos que funciona”;
2) os ateliers, que ocorrem em pré-congressos de nível nacional, regional e internacional e também nas Sociedades que oferecem esta experiência clínica a seus membros e convidados.
Este WP faz parte do pré-congresso, no dia 22 de outubro, quarta-feira, das 8h00 às 18h00. Os WP são abertos apenas para membros e analistas em formação da Febrapsi. É possível inscrever-se em apenas um Working Party no Congresso. Para se inscrever em algum Working Party é necessário estar inscrito no congresso.
Saiba mais em: https://congresso.febrapsi.org/ccm-metodo-clinico-comparado-da-america-latina-2025/