Pré-congresso: Working Party – Microscopia da Sessão Analítica – Modelo Roosevelt Cassorla

3/05/2025 | Novidades 2025

Os Working Parties são grupos de trabalho criados com o objetivo de promover discussões sobre os diversos modos de se pensar e de se trabalhar em psicanálise, como um laboratório ampliado de uma sala de análise. Inspirados no exemplo de WP criado pela Federação Europeia de Psicanálise (EPF), os Working Parties vêm sendo realizados há mais de 15 anos e oferecem uma experiência diferenciada de escuta e de investigação do método psicanalítico, a partir da observação e discussão do grupo.

Ana Clara Duarte Gavião (SBPSP), no vídeo, é a coordenadora do WP “Microscopia da Sessão Analítica – Modelo Roosevelt Cassorla”.

Equipe de Coordenação:
Adriana Maria Nagalli de Oliveira (SBPCamp), Cibele Formel Couto (SBPdePA), Cláudia Carneiro (SPBsb), Luciana Torrano (SBPRP) e Maria Roseli Pompermayer Galvani (SBPCamp).

Apresentação de material clínico: Cláudia Cristina Antonelli
(SBPCamp).

Criado e desenvolvido pelo saudoso analista didata Roosevelt Cassorla (SBPCamp/SBPSP), o objetivo do Working Party (WP) “Microscopia da sessão analítica” é desenvolver a capacidade intuitiva dos participantes e o pensar sobre fatos clínicos, enfatizando-se a investigação psicanalítica conjunta entre profissionais de diferentes culturas psicanalíticas.

O método implica a constituição de um campo grupal onde se estimula o “sonhar” a clínica, associando livremente diante dos movimentos sutis da sessão psicanalítica. Investigam-se fatores que influenciam esse “sonhar”. Fatos selecionados servem de estímulo para intervenções hipotéticas grupais, estudando-se sua construção e as teorias implícitas subjacentes. A validação das interpretações e das hipóteses teóricas é efetuada em seguida. Finalmente o grupo se debruça sobre fatores relacionados ao trabalho efetuado durante o WP.

Saiba mais em: https://congresso.febrapsi.org/microscopia-da-sessao-analitica-2025/