A III Jornada do COWAP Brasil ocorrerá no período pré-congresso do 29º Congresso Brasileiro de Psicanálise, no dia 01 de novembro, no Hotel Royal Plaza em Campinas (SP). Haverá espaços para temas livres, e o evento será gratuito aos inscritos no Congresso.
O COWAP é o Comitê de Mulheres e Psicanálise criado em 1998 pela International Psychoanalytical Association (IPA) que, um ano mais tarde, passou a funcionar no Brasil. Desde 2001, o Comitê tem participado dos Congressos da FEBRAPSI, criando espaços para discutir a sexualidade e o gênero na clínica, na cultura e na comunidade.
O Comitê visa a estimular a investigação das relações entre as expressões da sexualidade e gênero na psicanálise. E também busca refletir sobre as influências culturais e históricas nas construções das teorias psicanalíticas.
Inicialmente, estes estudos estavam relacionados apenas às mulheres e ao feminino. A partir de 2001, o Comitê ampliou o seu campo de investigação, passando a incluir homens, o masculino e a masculinidade. Posteriormente, os debates se estenderam para outras áreas, tais como as parentalidades, as múltiplas configurações familiares, reprodução assistida, diversidade de gênero e violência sexual e de gênero.
Nos últimos anos, o Comitê tem trabalhado, também, de forma mais profunda e continuada, os tópicos da violência doméstica e o silêncio imposto às mulheres, ao mesmo tempo em que busca dar voz às pioneiras da psicanálise e do COWAP no Brasil.
Recentemente, tendo em vista o aumento de casos de violência doméstica durante a pandemia, o COWAP, além de promover diversas palestras abertas ao público em geral, criou grupos de atendimentos clínicos gratuitos a vítimas de violência doméstica e de abusos sexuais.
Estes temas estarão contemplados na III Jornada COWAP Brasil, tendo como pano de fundo o Eu e o Isso, referidos no título do evento da Federação Brasileira de Psicanálise.
Evento gratuito para inscritos no Congresso.
Faça sua inscrição