Os Congressos Brasileiros de Psicanálise da FEBRAPSI apresentam entre as suas peculiaridades a construção artesanal. São pensados, projetados, construídos, realizados e vividos pelos seus membros e demais participantes.
É com este espírito que o Conselho Científico – no qual estão presentes todos os diretores científicos das Sociedades Brasileiras vinculadas à IPA, bem como a diretoria da Federação Brasileira de Psicanálise (FEBRAPSI) e representantes da Associação Brasileira de Candidatos (analistas em formação) – se reúne para escolher o tema do Congresso. Quando se começa a reunião não sabemos o que será gestado.
Nas últimas décadas, os temas orbitam em torno do centenário das obras basilares de Freud. Como percebem “O Eu com Isso: afetos em emergência” não é diferente. Ele remete a uma condensação de significantes e significados que abrem para inúmeras possibilidades e desdobramentos. Das discussões sobre as implicações das traduções (sem esquecer o traduttore traditore) ao prosaico e coloquial “e eu com isso?”; dos afetos que emergem, nascem, vicejam e dão vida aos que levam aos Prontos Socorros e podem matar. Certamente, as possibilidades não serão saturadas em um Congresso e seguirão reverberando.
Os textos freudianos são uma valiosa herança. A cada geração precisam ser lidos, relidos, sonhados, interpretados, ressonhados, reinterpretada, recriados e desenvolvidos; tudo sem a pretensão de sermos os tradutores definitivos; pois, só assim, escaparemos da pecha de traditores.
Foi com este espírito que o Conselho Científico, com a colaboração de inúmeros psicanalistas do Brasil, construiu a Programação Científica (vide link abaixo).
Espero que os já inscritos gostem; torço para que os que estão em dúvida se inscrevam, e gostaria muito que os reticentes ficassem em dúvida a partir da mirada na rica e generosa programação.
Entusiasmados, a FEBRAPSI e a Sociedade Brasileira de Psicanálise de Campinas esperam a todos com braços, corações e mentes abertas na retomada de nossos Congressos no modelo presencial.
Cordiais saudações,
Hemerson Ari Mendes
Presidente da Febrapsi